sábado, 15 de fevereiro de 2014

Meu livro preferido

Olá! Hoje eu resolvi falar sobre um assunto muito discutido: o livro preferido.
Muita gente alega que não tem um só. Há quem diga que prefere o escritor ao livro, mas acho que no fundo todos  nós temos aquele carinho, cuidado, proteção por um livro em especial. Eu, por exemplo, tenho o meu e não tenho medo de dizer, nem acho que os demais vão ficar com ciúmes, por que foi graças a ele que eu passei a amar todos os outros.

Eu tinha uns doze anos quando minha mãe chegou com ele. Parecia feio, velho, era de um autor que eu não conhecia e tinha um titulo nada atraente pra mim. Naquela época, minha mãe tinha mania de comprar livros usados em sebos e eu achava aquilo HOR-RÍ-VEL!!! Livros marcados, escritos, com cheiros esquisitos. Não, eu não era uma leitora e não gostava de nada daquilo. Mas ai, veio minha mãe e o Gabriel García Marquez e o 'Amor nos tempos do cólera'...

E tudo começou aqui...



Lançado no mês e ano do meu nascimento (dezembro/85), com uma tiragem de mais de 1.200.000 cópias, O amor nos tempos do Cólera teve uma recepção triunfal sendo aclamado por critica e publico. O ganhador do Nobel de Literatura estava de volta nas paradas.
GGM


O novo romance do autor colombiano ganhou minha confiança muitos anos depois de ser lançado, mesmo assim tenho orgulho em dizer, meu livro  - comprado em sebo, com nome de outra pessoa, todo remendado de fita adesiva, - é apenas a segunda edição lançada no Brasil!!!! Devorei o livro de 429 paginas em uma semana (isso pra mim parecia impossível, visto que eu só lia livrinhos de até 30 paginas.) e no dia seguinte já estava no sebo preferido de minha mãe procurando por mais livros desse autor maravilhoso que passei a amar da noite pro dia.
 Hoje eu tenho muitos livros do GGM, incluindo uma biografia dele, mas não tenho a coleção completa - ainda. Mas sou muito feliz em dizer que O Amor nos Tempos do Cólera é meu livro preferido e não troco, empresto, alugo ou vendo. Ele é velho, remendado, sujo, mas é meu e além da história que o autor conta, ele faz parte da minha história pessoal.


O meu preferido, remendado e tudo.
                                       Então, é isso.
No dia em que você estiver numa livraria sem ideia alguma do que ler, procure por Gabriel García Marquez, certamente vão te indicar Cem Anos de Solidão, mas aceite assim mesmo é uma história surpreendente. Numa próxima postagem falarei mais sobre Gabriel e seus livros, pois esse cara tem uma maneira incrível de escrever.

Mas, e ai? Qual seu livro preferido? Não esquece de responder nos comentários,compartilhar com os amigos e seguir nossa pagina do Instagram e nosso blog.



Texto: Laila Oliveira
Imagens: Internet

Um comentário:

  1. Acho que não consigo sair de cima do muro... tenho alguns (muitos) "livros preferidos".
    Um deles é GGM: Relato de um náufrago

    ResponderExcluir