quarta-feira, 19 de março de 2014

Resenha: Extraordinário - R.J. Palacio

Extraordinário
Autora: R.J.Palacio
Lançamento:2013
Editora: Intrínseca 
Páginas: 320

Sinopse: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.






Porque julgamos as pessoas?
Sempre quis saber a resposta para essa pergunta.
Só que, como vamos responder uma pergunta que não é da gente e que muitas vezes nós mesmos não sabemos responder?


Este é o assunto que R. J. Palacio ( Mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros) fala em Extraordinário, um livro perfeito e que me fez pensar muito e querer ter um amigo "deficiente".
Extraordinário conta a história de August, um menino que tem uma síndrome genética e vai para o seu primeiro ano em uma escola normal regular. Durante o livro vemos que Gus é um menino normal como qualquer outra criança, tem suas dificuldades para fazer amigos e se enturmar, só que ele ainda conta com o rosto deformado.

Gus passa por muitas histórias, dificuldades e muitos "apêndices". Só que como todos, vence as barreira do preconceito e se torna um menino adorado.





"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo", está é uma frase que August descreve um dos momentos mais incríveis do livro. Essa história é muito mais que extraordinária. Uma literatura fantástica não apenas para jovens, mas para todos que um dia se depararam com o preconceito na vida.


Texto: Sarah Batista
Imagens: Internet

Um comentário:

  1. Resolvi ler o livro após a Sarah mostrar a publicação a respeito de "Extraordinário". Realmente o livro é "Extraordinário". A forma como a história é contada: incrível ver como os personagens exprimem suas visões dos acontecimentos. Melhor a mensagem de superação, amor e amizade que consegue superar os obstáculos impostos na vida de August.
    Ao ler o livro, ficamos imaginando como seria viver as experiências narradas. De que forma nos postaríamos?
    Ler realmente é uma experiência "extraordinária".
    Parabéns pela sugestão de leitura.

    ResponderExcluir