quarta-feira, 12 de julho de 2017

Resenha - O Livro da Menina (Raffa Fustagno)

O LIVRO DA MENINA
Autora: Raffa Fustagno
Editora: Babilônia Editorial
Ano: 2016
páginas: 144

Sinopse: Mais que paixão de blogueira por literatura e cinema, em sua obra de estreia, a jornalista, booktuber, cinéfila e blogueira Raffa Fustagno compartilha as emoções despertadas por livros e filmes.

A Menina cresceu e agora sai em busca de novas plataformas de interação com seu público. Das redes sociais para as páginas impressas, sem perder o estilo, inconfundível, seu fascínio pela leitura e pela telona aparece estampado em cada relato de O Livro da Menina.

A empatia com o público Young adult e a necessidade de ampliar os canais de diálogo foram alguns dos incentivos para este livro. O Livro da Menina reúne histórias que a autora compartilha no blog A Menina que Comprava Livros e nos eventos que apresenta, e como a literatura e o cinema mobilizam sua vida


Capa linda :)
Pouca gente sabe, talvez nem a autora se lembre, mas eu conheci a Raffa num bate boca pelo Facebook. Ela comentou um post que eu fiz na página da editora Arqueiro sobre o Nicholas Sparks ter reconhecido o esforço do grupo Niketes para vê-lo. Na ocasião, nós do grupo, dormimos na porta do shopping para não corrermos o risco de perdermos a senha. A Raffa comentou dizendo que não tinha necessidade daquilo, que eramos loucas e estávamos correndo perigo atoa. Eu comecei a respondê-la, falando que ela não entendia, que eramos fãs e faríamos tudo de novo sim. E daí se seguiu um bate boca ridículo sobre o assunto até que para não ofendê-la - sim eu tive essa vontade - eu deixei ela falando sozinha. Lembro que no dia ainda comentei no grupo das Niketes no Whatsapp que ela nunca saberia o que era isso. Que as fãs dela nunca fariam a mesma coisa que coisa ridícula. Que belo tapa na cara  a vida me deu, não é mesmo?

Meses depois eu encontrei com a Raffa no evento da Thati Machado, e gente, ela era tão amorzinho e entendi que tudo oque ela falou era verdade. Realmente não havia necessidade de dormimos na rua, mas o seguro morreu de velho, e a gente não queria correr o risco. Mas estávamos correndo risco pior ficando na rua em pleno Rio de Janeiro... 
De lá para cá, já encontrei a Raffa em vários eventos, no dela e de outras pessoas. Sempre bem humorada, atenciosa, engraçada. E hoje, somos parceiras nesse livro super hilariante. 

Dedicado :)
O Livro da Menina conta a vida de Raffa, assim por dizer. Desde quando ela resolveu criar o Blog - A Menina Que Comprava Livros - até as suas aventuras para encontrar seus ídolos e artistas preferidos. O livro é interativo, então em algumas páginas ela divide com a gente algumas coisas, como as tags criadas no livro para que possamos fazer nas redes sociais, ou as listas de leituras e eventos que queremos participar. Ela também dá dica de como montar, organizar e participar de eventos - como a Bienal e o Evento da Menina, evento criado por ela e que acontece uma vez por mês no Shopping Leblon. 

A Raffa conta também alguns casos que aconteceram com ela nesses sete anos de blog, como o cara que a aplaudiu dentro do metro por ela estar lendo um livro e não usando um celular. Ou da Senhorinha que brigou com ela por ela não acompanhá-la na leitura de A Ultima Música - já que Raffa estava muito na frente...
E a melhor de todas foi o acaso das flores trocadas. Gente que dó que deu dela. Ao mesmo tempo em que eu ria, eu sentia pena. 

Lidos na Maratona
A gente conhece muito da Raffa no âmbito pessoal, eu, por exemplo, não sabia que ela era cinéfila e olha, ela fez poucas e boas para conhecer alguns astros do cinema hollywoodiano. Alguns a trataram super bem, já outros... Vin Diesel foi o mais ridículos de todos! Caiu drasticamente no meu conceito. Mas ela também dá varias dicas do que podemos fazer para ver aquela pessoa famosa que está de passagem pelo nosso país.

O livro é lindo, todo ilustrado, com uma capa maravilhosa e várias partes para gente anotar, rabiscar ou desenhar. Tem testes e passatempos bem legais sobre autores e filmes. Eu adorei. Li rapidinho, no mesmo dia que chegou. Acho quem gosta dessa Blogosfera deveria ler, pois ela retrata muito bem o que vivemos aqui.

E é isso, espero que tenham gostado. Sigam o blog e deixem seus comentários. 

Um comentário:

  1. Laila,

    RINDO MUITO! Lembro de todas as vezes que "me meti" tentando mostrar aos fãs que eu super entendo chegar de madrugada para ver alguém, ficar horas esperando mas que passar a noite e colocar a vida em risco não vale a pena. Que bom que a raiva passou e vc viu que eu também amo o Sparks e só não queria mesmo era ver alguém violentada ou assaltada, até porque essa nossa cidade está uma vergonha né, não temos segurança para mais nada #tristedemais
    Curti muito sua resenha, quem vive sendo fã entende muito do que falo que foi o que aconteceu, eu adoro filmes e livros e é sempre maravilhoso podermos encontrar outras pessoas como vc que também amam.
    Um beijo imenso e nos vemos nos próximos eventos :)

    ResponderExcluir