segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Resenha - Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos)


Meu pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Lançamento:1968
Editora: Melhoramentos
Páginas: 195

Sinopse: Na obra juvenil mais conhecida de José Mauro, a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.


O segundo filho mais novo de uma família de seis irmãos, José Mauro era conhecido como o "diabo em forma de gente". Sempre muito levado e conhecedor das coisa, acabou aprendendo a ler muito cedo e sozinho, aos cinco anos. E para dar um pouco de paz em casa o colocaram na escola mentindo a sua idade para ganharem uma vaga.

No livro, José Mauro relata como foi a infância ainda no Rio de Janeiro, quando a família passava por momentos de muita dificuldade - a mãe e a irmã mais velhas (Jandira) eram as únicas que trabalhavam fora de casa, o pai havia sido despedido e passava os dias fumando e bebendo e uma das filhas foi mandada para o Nordeste para ser cuidada por tios e ter uma boa vida. Sempre muito criativo, Zezé passa a maior parte do dia nas ruas, aprontando todas contra os vizinhos e comerciantes do bairro. Também muito carinho e dono de uma imaginação fértil, é super zeloso pelo irmão Luís a quem chamava carinhosamente de Reizinho.

Quando a família precisa se mudar por causa das contas em atraso, Zezé fica amigo de Minguinho, um mirrado pé de laranja lima que habitava os fundos da casa nova. De inicio ele fica triste por não ter uma árvore imponente como a maioria dos irmãos, mas depois descobre que a árvore dele era mais especial de todas: ela era capaz de conversar e brincar com o menino por horas inteiras, até que tudo muda quando Zezé fica amigo de seu maior inimigo: o Portuga Manuel Valadares.

De uma amizade improvável, Zezé conhece a ternura, o amor e o carinho que poucas vezes lhe foi dado por sua irmã Glória - a única que tinha um pouco de paciência com suas peraltices. Portuga passa a ser um ponto de referencia na vida do menino. Um exemplo de homem, de pai e de amor, até que ele lhe mostra como é a dor verdadeira, partindo cedo demais e deixando Zezé sozinho.

"Agora eu realmente sei o que é dor de verdade ... sinto que a vida é um conta gotas na minha mão." (Zezé)

Meu pé de laranja lima é um relato biográfico escrito em apenas onze dias sobre as memorias que José Mauro guardava da infância. Um livro comovente, realista, triste e cheio de amor.
Sucesso absoluto do autor, Meu pé de Laranja Lima foi adaptado para a TV como telenovela em 1970 na Tv Tupi, 1980 e 1998 na Rede Bandeirantes. Em 2003 foi publicado na Coreia do Sul como quadrinho e em 2012 ganhou uma adaptação cinematográfica, sendo lançado em 2013.

José Mauro de Vasconcelos morreu em 24 de junho de 1984, aos 64 anos, de Broncopneumonia em São Paulo. Publicou outras 22 obras, nenhuma com tanto sucesso como esta.





Telenovela da Tv Tupi - 1970



Telenovela Rede Bandeirantes - 1980






Reapresentação na RedeVida da Telenovela da Rede Bandeirantes em 1998







Adaptação cinematográfica de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário