quinta-feira, 27 de abril de 2017

O quão preparado você está para ouvir?

"Sobre a menina que se jogou de um prédio na Barra, e o PM que deu um tiro na própria cabeça, e uma senhora de 70 anos que se programou, antes de se enforcar, pra não deixar a família na mão... Sobre o casal de namorados que se suicidaram no hotel no fim de semana.

Sobre crianças e adolescentes que encontram uma saída pra depressão em um jogo de Suicídio.... 

Fico pensando em como eles estavam mal pra fazer isso! 

As portas da minha casa estão sempre abertas e celular sempre ligado para qualquer um dos meus amigos que precise conversar.
Sofrer em silêncio não é nenhuma demonstração de força! 
Sempre posso emprestar um ouvido amigo (um colo, um ombro amigo). 
Vocês são sempre bem-vindos!!! 
Não importa a hora! 
Se abra, fale de seus problemas, não sufoque sua dor, com certeza temos muitos ao nosso redor que querem o nosso bem e estão dispostos a nos ajudar! 
Você não está só. 
Você não precisa estar sozinho! 
Linha de prevenção ao suicídio: 141 no Brasil. 
- Texto copiado e editado, sentimento compartilhado..." 


Quantas vezes você viu esse post no seu feed de notícias do Facebook?
Quantas vezes você levantou os olhos do seu celular e olhou para a pessoa a sua volta?
Quantas vezes você perguntou - com sinceridade - se seu amigo estava bem?

Quando as pessoas falam de depressão, o que vem á sua cabeça? Uma pessoa encolhida em posição fetal chorando na cama, sem comer a dias e com olheiras tão grandes que a faz parecer um panda? Provavelmente. 

Provavelmente você não conhece a depressão. Ou não conhece alguém que esteja deprimido, pelo menos não de verdade. 

A depressão não é só uma tristeza sem fim, ela pode se manifestar de outras formas. Você pode ter fome, pode não ter. Pode ter insonia, ou pode só dormir. Pode ter um convívio social normal, ou pode chorar por horas intermináveis "sem" motivo algum. Pode ficar ansioso, mal humorado ou simplesmente perde a capacidade de sentir alegria em coisas simples, como acordar.

Você pode não querer viver mais, pode distorcer as coisas que te falam, ou pode só não conseguir se concentrar ou ter um raciocínio mais lento. Você SABIA DISSO?

É muito bonito ver as pessoas dizendo que estão com a porta de casa aberta para conversar, que você pode ligar sempre que quiser porque elas estão dispostas a te ouvir. Mas será que é verdade?

O quão preparado você está para ouvir alguém deprimido? Você aguentaria ouvir os demônios que estão em seus pensamentos? Saberia o que fazer em caso de pensamentos suicidas? Ou só lhe daria o telefone da Linha de preservação a vida? Você ficaria BEM depois de ouvir tudo o que um deprimido te falar? 


Pense nessas coisas. Abrir sua porta é algo belo, altruísta, mas esteja preparado para conhecer o pior que O SER HUMANO possa te dar. Pessoas deprimidas precisam de ajuda médica, apoio profissional. Mas se quiser ajudar, levante a cabeça da tela do celular e dê falta daquele seu amigo que sumiu do Facebook, ou do que parou de sair para a balada, ou daquele que aparenta uma tristeza sem motivo, faça uma visita pessoal, abrace-o de verdade. Corte as relações virtuais por alguns minutos e seja verdadeiramente real.

2 comentários:

  1. Nossa,suns palavras são extremamente necessárias. Tantas pessoas que precisam de ajuda e tantas outras incompreendidas ou que não compreendem. Parabéns! A sociedade agradece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Igor, falo com experiencia de causa! As pessoas se dizem sempre prontas para ouvir, mas ninguém quer na verdade...

      Excluir