sexta-feira, 21 de julho de 2017

Especial - Evento Multi

[EDITADO - DEVIDO A PROBLEMAS NAS FOTOS]


Oi, leitores. Tudo bom? Com um pouco de atraso por problemas na edição, finalmente trago o especial sobre eventos e esse é mais que especial.
Nos dias 13,14 e 15 de julho aconteceu o Evento Multi, organizado pela Revista Litere-se, na cidade de Queimados na Baixada fluminense. Digo que foi um evento mais que especial pois foram três dias de evento e eu não me lembro de outro do tipo aqui na baixada. Raramente temos eventos por aqui e quando acontecem são dentro de um shopping, ou livraria e dura somente algumas horas.

Fui convidada pela Perla de Castro - autora e editora da revista Litere-se - para fazer essa cobertura e divulgar os escritores presentes na feira. Confesso que fique bem feliz pelo convite e  compareci nos três dias munida de papel e caneta, ecobags extras para as compras inevitáveis, carregadores de celular, cartão de memória para as fotos desses dias e, como não poderia faltar, minha fiel companheira Karina Cordeiro!

O evento aconteceu na Praça do São Roque, ou no CEU - Centro Esportivo Unificado do bairro. Um ambiente bem aconchegante e novinho, com pista de skate, parquinho, biblioteca, campo de futebol, sala multimídia e banheiros (LIMPOS! Ou quase.). Tudo foi feito ao ar livre, assim, mesmo quem não queria participar ficava sabendo o que estava acontecendo ali. Achei isso bem legal.


Primeiro Dia:

Contação de Histórias
No Facebook do evento estava marcado para começar as 14h e com eventos eu tento ser o mais pontual possível e cheguei lá as 13:50. Ainda não havia nada montado, as pessoas estavam arrumando suas mesas e fazendo pequenos reparos. Como dizia na programação disponibilizada na fanpage, haveria aula de desenho, contação de histórias, oficinas literárias, palestras e lançamento de livros. Achei super interessante e como mãe de duas crianças de férias escolares, levei meus filhos. A programação não foi nada do que estava na internet, achei até que rolou uma desorganização. As coisas aconteciam todas ao mesmo tempo, o que dificultava a participação nas oficinas. Por exemplo, meus filhos não participaram da contação de história pois estavam "presos" na oficina de desenho e durante todo o dia um gurizinho ficou implorando por atenção enquanto apresentava seu sarau, sem contar que ninguém queria participar recitando poemas ou falando dos próprios livros. Gente, era uma feira literária, como assim você não vai vender seu jabá? Eu até participei, muito a contra gosto pois sou super tímida para essas coisas recitando um poema de Sylvia Orthof e foram poucos os que se aventuraram também. O restante da programação eu praticamente não vi e
Autores do dia 1
precisei sair antes do lançamento da noite. Achei que a equipe organizadora não soube controlar o tempo, nem sua programação, nem o próprio publico.

Segundo Dia:

Pensando na não pontualidade do dia anterior, dessa vez eu cheguei mais tarde e não foi diferente. As mesas ainda estavam sendo arrumadas, o som instalado e os reparos sendo feito.
A programação do dia era:

14:00 - Oficina de desenho para crianças com Pietro de Castro
15:00 - Contação de histórias para crianças com Elisângela Medeiros 
16:00 - Ateliê Escola iMundo (Oficina de artesanato com materiais recicláveis)
17:00 - Sentidos - poesia falada e dramatização 
17:00 - Bate-papo com a escritora Giovanna Vaccaro
18:00 - A cultura do cotidiano com Adriano Bidão e Moises Neto
19:00 - Bate-papo Capa Comics com João Carpalhau
19:00 - Lançamento do livro 365 dias de Micropoesia de Luana Melo

Banca de artesanato
No dia anterior, a oficina de desenho havia sido feita dentro de uma das salas do espaço, porém, dessa vez optaram por fazer do lado de fora. O que não foi boa ideia, já que estava ventando bastante no dia. Algumas oficinas e palestras não aconteceram, como a do iMundo e a Sentidos, assim como os bate papos com a Giovanna Vaccaro, Adriano Bidão e Moises Neto e João Carpalhau. Mas felizmente, consegui bater um papo bem legal com os escritores que estavam lá, incluindo o Gusttavo Majory, a Adriana Igrejas, a Claudina Oliveira e a Lu Ain Zaila. E infelizmente, devido a nossa precária segurança, tive que sair antes do horário do lançamento da noite - de novo :( 

Terceiro Dia: 

Movimentação

A programação de hoje começava as 10 da manhã, porém eu só pode ir depois do meio dia, então não posso dizer como foi a primeira parte do evento. 
Quando cheguei achei que estava bem mais movimentado do que nos outros dias, e tinha bem mais escritores também.  Logo de cara havia uma mesa formada por alguns desses escritores e eu tentei prestar atenção nela. Digo tentei pois acontecia AO MESMO TEMPO o lançamento de uma escritora que deve ter levado a família inteira, pois havia muita gente na mesa dela fazendo a festa. E isso foi horrível, não o fato dela ter levado muita gente, mais o fato de não terem dado o devido respeito e atenção aos demais escritores que estavam se apresentando. O som não estava lá muito bom, então tinha vezes que eu não ouvia muito bem o que as pessoas falavam e juntando com o barulho do lançamento ficou muito ruim de se prestara atenção em alguma coisa. Acho que deveriam ter feito uma coisa de cada vez, já devo estar repetitiva, mas é que eu gosto de participar de tudo então me senti limitada. Com a segunda mesa da tarde não foi diferente, as pessoas não deram devida atenção a quem estava se apresentando por não terem sido chamadas atenção para isso. E, francamente, eu acho bem triste quando tem uma pessoa mostrando seu traabalho e todos ignoram. 


Mesa de autores
Por outro lado, consegui conversar - e comprar - bastante coisas, além de ter ganhado alguns brindes maravilhosos de uns autores super amorzinhos. E posso dizer que fiz amizades com alguns deles. O evento foi finalizado com o lançamento do livro Devaneios em Flores da Lisi de Castro.

No geral considero o evento bom. Para o primeiro organizado na cidade, muito bom. Os escritores convidados eram, na sua maioria, da baixada fluminense e isso chamou muito a minha atenção para o trabalho deles. Entre compras e brindes saí de lá com 7 livros comprados, seis kits de livros ganhados, dezenas de marcadores, uma proposta de projeto e alguns novos amigos. 

Para o próximo ano, a equipe organizadora pretende mudar o local para mais perto do centro da cidade, que fica bem do ladinho da estação de trem dos principais ponto de ônibus. Uma ótima ideia, pois assim chamará mais atenção. Espero que até lá eles tenham patrocínio e apoio das editoras para que o evento fique bem conhecido. E que se organizem melhor também :)

E foi isso, espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e sigam o blog.

(PARA VER TODAS AS FOTOS ACESSE AQUI)

7 comentários:

  1. Falou em evento literário, estou indo rs' apesar da desorganização, foi bem legal mesmo.
    Amei a resenha ♡

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Adoro esses eventos, pena que ultimamente não tenho conseguido ir por causa dos horários, mas espero resolver isso logo e voltar a participar.
    Eu adorei saber desse. Surtei nas barracas de artesanatos, amo! E vi as fotos no face, ficaram lindas!!
    Obrigada por compartilhar!

    bjs

    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gosto muito de eventos e adorei as fotos e o post! O Blog com V tem participado de alguns eventos, e embora eu não pude estar presente, creio que eles são ótimos em vários aspectos e nos acrescentam muito :D

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Laila! Tudo bem?

    Adoro suas postagens sobre eventos, afinal, é sempre muito importante as divulgações principalmente quando o evento é novo, que é o caso. Amei o fato do evento ser em Queimados, é bem diferente e apesar de você ter relatado alguns problemas, acho que é muito importante termos eventos lá.

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca fui em um evento literário, aqui na minha cidade não tem nada disso :(

    http://livrosrabiscando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom? :)
    Que legal esse evento! Queria ter participado haha Eu amo participar de eventos assim, aqui na minha cidade acontece pouco, mas quando tem, eu tento ir! Otimo post!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir